1.5 O primeiro dia. A palavra "dia" (hebr. YOM) é de certa forma ambígua, podendo se referir ao período de 24hs de trevas e luz (veja Ex 12.18) ou simplesmente a um período específico de tempo; por exemplo, o "Dia do Senhor dos Exércitos" é um tempo de julgamento (Is 2.12). "Dia" também é definido como "manhã e tarde" (veja Sl 55.17).
1.11 A ordem da criação exigiu que a reprodução acontecesse somente dentro de certos limites, ainda que seja impossível determinar os limites exatos para "espécies": divisões existentes entre os tipos de vegetação (v.12), tipos de animais marinhos e aves (v.21) e diferentes tipos de animais terrestres (v.25). O ser humano é completamente distinto dos animais (v.26).
1.26 A pluralidade usada por Deus para se referir a si mesmo não coloca em dúvida sua unidade (veja v.1, nota). A palavra "homem" (hebr. 'ADAM) é obviamente uma referência genérica para homem e mulher - a humanidade.
O texto das Escrituras não usa gênero, e com frequência, faz uso da forma masculina para se referir a ambos-masculino e feminino, como aqui. A passagem não especifica de que modo a humanidade carrega a imagem de Deus. As palavras "imagem" (representação) e "semelhança" (similaridade) são sinônimas - referem-se a algo feito seguindo-se um padrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário