1.1
O primeiro versículo de Gênesis revela a premissa mis importante do livro: Deus é o supremo Criador de todas as coisas. O verbo "criou" (hebr. BARA', let. "criar do nada", Gn 2.4) é usado quase exclusivamente para ação divina (veja Is 43.15). Os outros verbos empregados para a ação criativa de Deus são "fez" (hebr.ASAH', Gn 2.18); "formou" (hebr. YATSAR, Gn 2.7,19) e "transformou" (hebr. BANAH, lit. "contruir" Gn 2.22). O primeiro capítulo de Gênesis usa a palavra hebraica Elohim para Deus, enfatizando o poder e o caráter de único e verdadeiro Deus, protagonista da criação. Embora a forma plural seja usada, a referência numérica é a uma pessoa e, assim, o verbo é usado no singular. Esse plural de majestade expressa honra e poder.
1.2
A ausência de forma descreve uma terra destruída pelo julgamento divino (Is. 34.11; Jr 4.23). Algumas pessoas defendem a teoria de que a criação dos céus e da terra descrita no v. 1 foi destruída no julgamento de Lúcifer (veja Is 14; Ez 23). Essa "teoria da lacuna" supõe um intervalo de tempo entre os vs. 1 e 2; assim, o v. 2 dá início à história da recriação. É muito provável que Jeremias e Ezequiel tenham simplesmente usado a frase para descrever uma absoluta desolação. De acordo com essa teoria, o v. 1 descreve o primeiro ato da criação de Deus, enquanto os vs. 2-31 prosseguem com a descrição detalhada de sua ação criativa com um intervalo de assuntos incacabados entre os vs. 1 e 2. Aqui, Deus é retratado como tendo "Espírito" (hebr. RUACH, lit. "vento" ou "fôlego" que atua como seu agente na criação, ainda que o Espírito não seja revelado como um menbro separado da Trindade até no NT (veja Jo3.1-21; 14.16-17, 26; 16.5-14; 20.22) "Pairava" dá a idéia de "chocar" como a fêmea dos pássaros protege seus filhotes.
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